Dicas e Curiosidades


BENEFÍCIOS DA FRUTAS , VERDURAS E LEGUMES


Benefícios das Frutas

Abacate – É usada contra o reumatismo, digestivo, promove a eliminação de gases, laxativo.

Abacaxi – Facilita a digestão, bom contra as afecções da garganta, germicida, oxidante forte, combate a icterícia, combate à artrite, combate o inchaço, combate a difteria e contra a arteriosclerose.

Acerola – Rica em vitamina C, vitamina A, B1 e B2, Ferro, Cálcio, Fósforo e Tiamina. Age no combate a gripe, afecções pulmonares e nasais, doenças do fígado.

Ameixa – É purgativa, depurativa.

Banana – Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

Caju – Rica em vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, além das fibras. Age contra infecções, problemas de pele e ajuda a formação do sangue.

Caqui – É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e da bexiga.

Cereja – É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, eficaz contra a arteriosclerose.

Coco – É calmante, combate a febre, combate os vermes e inflamações intestinais.

Figo – Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores e cura feridas.

Goiaba – Combate a diarréia e os tumores.

Jabuticaba – É estimulante do apetite, reanimadora.

Kiwi – Rica em vitamina C, fonte de potássio e rico em fibras. O Kiwi é ácido e doce.

Laranja – Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.

Lima da Pérsia – É alcalinizante e combate a falta da vitamina C.

Limão – O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos .

Maçã – Combate a diarréia, dor estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.

Mamão – É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores, cura feriadas e é refrescante.

Manga – É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.

Maracujá – É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores e cura feridas.

Melancia – É calmante, diurética, refrescante.

Melão – É calmante e diurético.

Morango – É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.

Pêra – É diurética e abaixa a pressão.

Pêssego – É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.

Pinha ou Fruta do Conde – É estimulante do apetite.

Pitanga – É refrescante. As folhas combatem a febre, mesmo nas mais fortes.

Uva – É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

Benefícios dos Legumes

Abóbora – Contém vitamina A, complexo B, fósforo, cálcio e a semente é muito rica em ferro.Tem poucas calorias e é de fácil digestão.

Abobrinha – Contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.

Alcachofra – Por ter um elevado conteúdo em composto similar à insulina, a alcachofra é um vegetal muito valioso no regime dos diabéticos. É uma fonte razoável de proteínas.

Alho – Valioso pelo seu conteúdo em sais e vitaminas. Um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais, ótimo para afecções catarrais, hipotensor e combate à prisão de ventre.

Batata – Relativamente rica em calorias, constitui ótima fonte de energia. Boa proporção de vitamina C, regular dose de ferro. O suco de batata fresco contém, não somente vitamina C, mas também vitamina B1 e B2, como ainda proteínas, carboidratos e sais minerais.

Batata Doce – Rica em carboidratos, contém grande quantidade de vitamina A e complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Berinjela – Tem a virtude reduzir as taxas de colesterol e ação das gorduras sobre o fígado. É digestiva, nutritiva e laxante, especialmente quando madura, pelo que se aconselha na desnutrição, nas indigestões e na prisão de ventre. Além disso, esse alimento possui propriedades antibacterianas e diuréticas.

Beterraba – Elevado conteúdo em sais minerais, vitaminas e carboidratos. Importante contra a anemia deixa os dentes e gengivas fortes, pois seu conteúdo em ferro e cobre é muito útil à formação dos glóbulos vermelhos. Tem ação laxativa, seu suco é tônico refrescante e é neutralizadora dos ácidos.

Cebola – Considerados um dos melhores purificadores do sangue, poderoso bactericida, depurativo, antitóxico, laxante, sudorífero e diurético. Tem um alto valor mineralizante pelo seu conteúdo em cálcio, enxofre, fósforo, silício e outros sais, e em vitamina A, B e C.

Cenoura – Indicada no combate a perturbação da vista por ser rica em caroteno, substância que no organismo é transformada em vitamina A. Ajuda o organismo a defender-se contra as infecções e seu suco combate à prisão de ventre. Ajuda a proteger contra o câncer, especialmente o de pulmão; protege as artérias; aumenta a imunidade e combate infecções; suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sangüíneo. Além disso, a cenoura protege contra doenças degenerativas dos olhos (catarata, cegueira noturna e outras) e, quando preparada como suco, é eficiente no combate as cólicas renais e na eliminação do excesso de água do organismo. Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. Se consumida em excesso, pode dar à pele uma coloração amarelada.

Chuchu – Excelente para o tratamento e de hipertensão arterial. Alimento de fácil digestão. Combinado aos demais alimentos, numa refeição, contribui significativamente para evitar ingestão excessiva de calorias.

Ervilha – Ajudam na formação dos ossos, sangue e dente por oferecerem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre. Além disso, contém ainda vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento.

Feijão – Rico em ferro e carboidratos. As vagens trazem magníficos resultados em caso de debilidade geral ou desnutrição.

Gengibre – Fonte de cálcio, selênio, manganês e zinco. Oferece vitaminas niacina, vitamina B6 e vitamina C. Tem ação estimulante gastrintestinal, combate os gases intestinais, alivia o enjôo e vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Também é utilizado em traumatismos e reumatismos. Não é recomendado o uso abusivo, pois em grandes quantidades pode ser prejudicial à saúde.

Inhame – Tem o valor calórico alto e o teor de ferro é um dos mais altos entre os alimentos de sua categoria, as raízes.

Jiló – Fonte de vitamina C, fonte razoável de vitamina A e cálcio. Quando combinada com a berinjela e cenoura crua é ótimo para redução do colesterol.

Mandioca – Polpa branca ou amarelada é rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, além de vitamina do complexo B (Niacina) que é ótima para promover o crescimento e evita problemas no aparelho digestivo.

Mandioquinha – Alimento energético, rico em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, ótimo para os ossos e dentes. Contém vitamina do complexo B, a Niacina.

Nabo – O conteúdo de cálcio, especialmente de suas folhas, é excelente nas fases de crescimento. Suas folhas não deveriam ser desprezadas. É um alimento que deve constar sempre em nossas refeições, pois, entre outras funções, elimina a retenção de líquido no organismo, purifica o sangue, ativa o metabolismo e as funções cerebrais. Do seu suco prepara-se um ótimo xarope para tosse.

Pepino – O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante. É um dos melhores diuréticos naturais de que se tem conhecimento. É recomendado para pessoas que sofrem de gota, reumatismo, artrites, problemas renais e de coração. Também faz muito bem para o fígado, vesícula, rins, pele, cabelos e unhas, regula a pressão arterial, é calmante e diurético. Seu suco também é bastante saudável. Tem função antiinflamatório do tubo digestivo e da bexiga e, além disso, é útil nas enfermidades dos dentes, gengivas, lábios e boca.

Pimentão – Uma das mais ricas em vitamina C que age contra infecções, e fortalece os vasos sanguíneos assim como os ossos e os dentes. Também é fonte vitamina A, contendo pequenas quantidades de sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.

Pinhão – Semente muito nutritiva, rica em vitamina do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

Quiabo – O quiabo é um alimento rico em fibras, além de ser fonte de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Também apresenta vitaminas C, do complexo B e betacaroteno (provitamina A).

Rabanete – É um alimento muito rico em vitamina C. Mas, além disso, também apresenta enxofre, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, cloro e magnésio.

Tomate – É riquíssimo em vitaminas C, E e em potássio. Além disso, contém betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B, os minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio e cloro e uma substância chamada licopeno, que lhe dá a cor vermelha.

Vagem – Vegetal de baixo valor calórico, a vagem contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, vitamina A e vitaminas do Complexo B em menor quantidade. O Cálcio e o Fósforo ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o Ferro está intimamente ligado à formação do sangue. A vitamina A é indispensável à boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas.

Benefícios das Verduras

Acelga – Possui pequeno valor calórico. Sua importância no ponto de vista nutricional está em seu conteúdo em minerais e vitaminas A e C.

Agrião – Riquíssimo em vitaminas e sais minerais. O principal valor nutritivo do agrião está, em grande parte, nos talos. O agrião ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. Também age como antiinflamatório nas colites e ajuda a combater o ácido úrico nos organismos sobrecarregados pela ingestão de muita carne, leite e ovos. Quando comido cru, é excelente no combate a gengivite e outras doenças da boca. Na forma de xarope é efetivo contra a tosse.

Alface – Possui baixo teor de carboidratos, proteínas e gordura, mas rica em vitamina A e sais minerais. Também possui em pequena cota vitamina B¹ e B² e é uma fonte razoável de ferro. Por ser um calmante muito eficaz, a alface é um alimento indicado para pessoas que têm insônia ou as que são muito tensas e agitadas. Além disso, ajuda a tratar e prevenir anemia e combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo, protegendo-o de diversas doenças como o câncer, por exemplo.

Alho Poró – Fornece vitamina C, grande quantidade de minerais e é rico em fibras. Pode ser usado para redução do colesterol.

Almeirão – Contêm minerais como cálcio, fósforo e ferro que auxiliam na formação do sangue e ossos. Ótimo para a visão por conter vitamina A e auxilia no crescimento e problemas de pele por conter vitamina do complexo B.

Brócolis – Bom construtor dos ossos e dos dentes graças ao seu elevado teor de cálcio. Recomendada aos anêmicos por sua riqueza em ferro. Elevada proporção de vitamina A, útil na defesa contra as infecções e xeroftalmia. Ajuda a prevenir e a tratar a anemia, é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitamina C e E, protegendo contra as doenças do coração, derrame e catarata. Além disso, tem boas quantidades de fibras, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol.

Couve Manteiga – É um alimento portador de boa cota de ferro, de cálcio e de pequena quantidade de fósforo. Estão presentes em baixa concentração as vitaminas da família B. A vitamina E se encontra no óleo extraído da couve, e, bem assim, a vitamina K, anti-hemorrágica.

Couve-Flor – Vegetal de fácil digestão, favorece a neutralização gástrica e prisão de ventre e é um bom construtor dos ossos graças ao seu elevado teor de cálcio. Possui importante valor nutritivo, contendo cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Escarola – A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula.

Espinafre – Ótima fonte de vitamina A, promove o crescimento e aumenta a resistência contra infecções. Rico em sais de ferro sendo forte fortificante contra anemia e desnutrição. É recomendado para corrigir o excesso de ácido no organismo e para os sedentários, pois combate a pressão arterial alta, arteriosclerose e artrite. Este alimento, porém, não deve ser consumido de forma exagerada, pois possui efeito laxante. Não é recomendado para pessoas com cálculos renais.

Repolho – Contém antioxidantes e substâncias (indóis) que melhoram a resistência contra doenças. Ajuda no tratamento da úlcera péptica, além de diminuir o risco de doenças do coração, derrame e de câncer.

Rúcula – Apresenta grandes quantidades de cálcio e de outros minerais como ferro, fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio. Além disso, possui vitamina C e betacaroteno (provitamina A).

Salsão – Rico em fibras, auxilia no funcionamento intestinal e na redução de colesterol.


CURIOSIDADES


Tomate

tomateOs tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos são ainda melhores!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor faz com que o licopeno seja melhor absorvido pelo nosso organismo. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do “superpoderoso” Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Em plena forma com Tomates!

Maçã

A maçã, além de saborosa,tem considerável valor nutritivo.

Contém vitaminas do Complexo B e sais minerais de Fósforo e Ferro.

A fruta é rica em flavonóide quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sangüíneos no cérebro.

É recomendável consumí-la ao natural, com casca, já que as vitaminas e sais minerais se depositam em maior quantidade nessa parte.

Na hora da compra escolha as de casca com a cor acentuada (vermelha, amarela ou verde) e brilhante, pesada, sem partes moles, furos ou rachaduras. Assim ela se conserva até um mês, na geladeira.

Maracujá

Muito conhecido no Brasil e rico em vitaminas C e as do Complexo B, além de sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, o maracujá é também conhecido por suas propriedades sedativas.

Com alto valor nutritivo, ele auxilia nos processos de cicatrização e age contra infecções.

As sementes são usadas, na medicina popular, como vermífugo.

Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas.

A fruta está madura se, ao pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão do dedo, sem que se rompa a casca. Maracujá com casca enrugada e cor amarelo-escura indicam que a fruta está bem madura, tendo mais polpa que casca

Melancia

Além de saborosa, a melancia é apreciada pelos nutricionistas em função dos seus benefícios à saúde.

Pesquisas recentes têm mostrado que a melancia contém altas concentrações de licopeno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer e outras doenças.

A história da melancia pode ser rastreada até a África e nos primórdios ela continha muito mais sementes e casca.

Hoje em dia as variedades de melancias são maiores, mais doces, com sementes menores e casca menos grossa.

Melancia consiste em 92% de água e 8% de açúcar.

Sucos de Cenoura e Beterraba

Verão é época de sol forte, muito calor e pele bronzeada.

Ficar exposto ao sol exige a proteção de um bom filtro solar e a ingestão de líquidos.

Sucos de cenoura e beterraba ajudam a pele a ter um bronzeado mais saudável e permanente.

Espinafre

O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A.

Embora também tenha vitamina C, não pode ser considerado uma boa fonte desta vitamina, pois ela desaparece durante o cozimento.

Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento.

Ele tem apenas uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.

Ao comprar espinafre, prefira o que tem folhas frescas, de cor verde-escura brilhante, tenras, limpas e sem marcas de insetos. Os maços que tiverem folhas murchas, amareladas ou machucadas não devem ser comprados.

Como outras verduras, o espinafre contém muita água, razão pela qual se reduz muito depois de cozido.

Por isso, é preciso 1 kg de espinafre (mais ou menos 2 maços) para 4 pessoas. Se quiser conservá-lo por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta da geladeira. Ele pode ser congelado, mas para isso precisa ser preparado de acordo com um método especial para congelamento.

Couve-Flor

A couve-flor é bastante rica em sais minerais, principalmente cálcio, fósforo, sódio e potássio e possui uma quantidade razoável de vitamina A. Além disso, não tem gorduras, sendo indicada para regimes de emagrecimento.

Retire as folhas, coloque as flores em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira reservada para frutas e hortaliças. Dessa . maneira, a couve-flor se conservará bem durante 5 dias. Para guardá-la por mais tempo, é preciso congelá-la.

Para ser consumida, a couve-flor sempre deve ser cozida. Depois, pode ser dourada na manteiga, empanada ou assada, Para cozinhar, coloque água numa panela e acrescente sal a gosto. Quando a água levantar fervura, junte a couve-flor, diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar. Quando cozida inteira, leva de 25 a 30 minutos para ficar pronta. Se está separada em buquês, demora entre 15 e 20 minutos


DICAS


Como Tirar Manchas

Frutas e Legumes
As manchas de frutas e legumes se oxidam ao ar e sobretudo ao calor ( na secagem ou quando passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena se fixam nas fibras . Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado.Passar levemente um pano embebido de vinagre branco, ou de água oxigenada 10 volumes. Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim as manchas sairão facilmente.

Ervas
Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum.Se a mancha persistir: para o tecido de algodão branco ou de cor resistente, mergulhar a peça em água misturada com cândida,para outros tecidos utilizar álcool 90º ou vinagre branco

Manchas de chocolate: em lã esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina. Em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e, depois, com água quente (com algumas gotas de amoníaco). Seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono; enxugue com uma toalha levemente; recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.

Gordura, óleo e manteiga
Tirar a mancha em dois tempos: 1º dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecidos. 2º Polvilhar com talco neutro que absorverá a mancha. Deixar agir de 2 a 3 horas,depois escovar

Café
Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido de vinagre branco.Sobre o tecido branco utilizar água oxigenada 10 volumes